PIB EM CATU COMEMORA 88 ANOS



Aos 88 anos, a Primeira Igreja Batista em Catu-BA caminha para a última década do seu primeiro centenário servindo ao Deus Eterno. Fruto do trabalho missionário da Primeira Igreja Batista do Brasil, no ministério do Pr. Coriolano Dulclerc, foi a segunda igreja cristã organizada neste município baiano, em 29 de junho de 1923, título reconhecido pela Câmara de Vereadores em 1999. A PIB em Catu-BA é a primeira igreja batista organizada na região metropolitana de Salvador.

A igreja experimentou seu maior crescimento no ministério do Pr. Lourival Bastos de Azevedo, seu primeiro pastor efetivo, que a encontrou com 12 membros idosos e a conduziu durante 40 profícuos anos, contando hoje com mais de 350 membros. A mesma mantém uma escola batista na cidade com 240 alunos e é, reconhecidamente, uma igreja missionária e responsável socialmente, com 05 extensões e 09 de seus membros efetivados no quadro de missionários da denominação.

Por isso a igreja reuniu-se com tanta motivação para celebrar o que Deus tem feito nestes 88 anos. O maior motivo de alegria para os presentes nas comemorações do seu 88.º aniversário foi a oportunidade de crescimento espiritual e evangelístico. Reunida de 05 a 10 de julho, a igreja viveu uma semana abençoadora enquanto se preparava para as conferências evangelísticas. Pregaram nesse período o seminarista Jairo Cerqueira, vice-presidente, Pr. Lourival Bastos de Azevedo, pastor-emérito e o Pr. Eber Mesquita de Azevedo, que substituiu o pai, no ministério da igreja (2005 – 2010), e atualmente é o Coordenador da Junta de Missões Nacionais para Bahia e Sergipe. No final de semana (09 e 10/07) o templo recebeu mais de 220 pessoas não-crentes. Elas foram confrontadas com a mensagem do evangelho através do Pr. Iran Fábio Alves, orador oficial, e missionário de Missões Nacionais em Patos de Minas-MG. A irmã Dayse Alves, sua esposa e também missionária, ficou responsável pela conferência infantil. O casal tem sua origem e formação na igreja e reviveu as melhores lembranças com familiares e amigos que permanecem na cidade.

É maravilhoso testemunhar uma igreja unida e motivada produzindo frutos para o reino de Deus. Na noite do domingo (10/07), cerca 600 pessoas estavam presentes. Para isso, um exército de voluntários vestiu a camisa e trabalhou incansavelmente. Além disso, mais de 10 pessoas fizeram uma decisão por Cristo e estão sendo acompanhadas espiritualmente. Ao final, o sentimento geral era de gratidão a Deus, porque em mais uma jornada a igreja mostrou seu potencial para expandir a causa do evangelho desfrutando da presença poderosa de Deus.

Essas conquistas tornaram-se possíveis pela consciência de que Deus trabalha até agora e a igreja trabalha também (João 5.17) e roga ao Senhor da Seara que mande trabalhadores (Mateus 9.35).

Foi o primeiro aniversário da igreja comemorado no ministério do Pr. Petronio Almeida Borges Júnior, empossado em 15 de janeiro último, que resume o sentimento de todos assim: “Estamos diante de uma igreja forte e aguerrida que revelou seu potencial como agência do reino de Deus em Catu. Mas o trabalho está apenas começando e a responsabilidade é grande. Não há mérito em cumprirmos nosso dever. Mas cremos que a sinergia com o poder do Espírito Santo nos conduzirá em dependência e submissão. Vamos fazer cada vez melhor o que estiver ao nosso alcance esperando que Deus faça o que nos é impossível — a transformação de vidas”.

Comentários

Postar um comentário

Caríssimo (a), seu comentário é importante e responderei o mais breve.
Pr. Petronio Borges

Postagens mais visitadas deste blog

MINISTÉRIO PASTORAL COLEGIADO

REFLETINDO COM MAX WEBER SOBRE O FILME "A ONDA"

GRAÇA QUE SALVA E SANTIFICA