TEOLOGIA E TEOLOGIAS - ENTENDENDO A DIFERENÇA



Muito embora exista uma conceituação teologia aceita na tradição cristã, conforme procuramos resumir em outra postagem (Conceito de Teologia), é inevitável ao conhecimento teológico uma multiplicidade dos vários sistemas. Essa variedade desafia do teólogo em sua tarefa de encarnação num determinado contexto. Ao encarnar a mensagem cristã na cultura do povo que o recebe, fatalmente o teólogo ampliará essa diversidade no próprio exercício do pensamento teológico. 


Em sua Antropologia Teológica, Batista Mondim identifica que a disparidade dos paradigmas teológicos emana da própria natureza da teologia. Ele destaca dois princípios supremos nos quais se estrutura o trabalho do teólogo: o arquitetônico e o hermenêutico.

O princípio arquitetônico é o mistério da revelação, registrado nas Escrituras e fundamento para outros mistérios e eventos da história da salvação. O princípio hermenêutico está baseado na razão, e parte da filosofia para a compreensão e interpretação da fé. Tanto um quanto o outro são passíveis de múltiplas versões. São muitos os mistérios bem como várias as visões filosóficas.

Assim, a escolha dos princípios supremos definirá toda a natureza da teologia a ser desenvolvida. Na história da teologia encontramos vários desdobramentos. Na Antiguidade e no Período Medieval, a teologia católica dividiu-se a partir do princípio hermenêutico em patrística e escolástica, a primeira com a filosofia platônica e a segunda com a aristotélica.

Na teologia contemporânea, o pluralismo teológico deve-se à escolha destes princípios. A divergência e originalidade de teólogos e correntes podem ser verificadas ao longo do século XX. As principais visões teológicas desse período foram: teologia radical ou “da morte de Deus”, teologia da esperança, teologia da práxis ou política e teologia da cruz. Mondim faz uma exposição sintética destas correntes em seu texto.

Para este teólogo, as teologias nascem da exigência de adequar a mensagem cristã à perspectiva própria de uma determinada geração ou de um ambiente cultural particular, que se encontra refletida na filosofia desenvolvida naquele ambiente. Para ele, as teologias nascem da Teologia em função da vocação missionária da Igreja, de encarnar a mensagem cristã no mundo.

Contudo, ao estudarmos as várias teologias, não podemos abandonar o conceito de teologia cristã, sobretudo no que diz respeito à centralidade da revelação escriturística. Como a Bíblia apresenta a cosmovisão cristã, uma visão total da vida e do pensamento, uma visão unificada da vida, a própria teologia por sua natureza deveria dispensar a necessidade de fragmentação em teologia que surgem em função de contextos diferentes. 

Comentários

  1. Olá meus amigos irmãos. Muita paz e graça do Senhor Jesus.
    Estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, e o achei muito edificante, com bons textos, e feito com muito bom gosto. Eu acredito que Deus vai usar estes belos textos para edificar corrigir e exortar.
    Continue a dar o seu melhor, a ser uma ferramenta nas mãos de Deus.
    Na nossa humildade, Deus nos exaltara quando chegar a hora dEle.
    Desejo-vos muito sucesso, não só para o blog, mas para toda a vossa vida.
    Ficarei feliz por vossa visita ao meu blog.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente.
    António Batalha.
    PS. Se seguir meu blog, fique á vontade, pois vou retribuir se encontrar se blog.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Antônio,
    Muto grato pelo incentivo e apoio.
    Forte abraço,
    Para a Glória de Deus,
    Pr. Petronio Borges

    P.S.: Indique o endereço do seu Blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caríssimo (a), seu comentário é importante e responderei o mais breve.
Pr. Petronio Borges

Postagens mais visitadas deste blog

MINISTÉRIO PASTORAL COLEGIADO

REFLETINDO COM MAX WEBER SOBRE O FILME "A ONDA"

GRAÇA QUE SALVA E SANTIFICA