Pular para o conteúdo principal

IGREJA E DIVERSIDADE NO DEBATE POLÍTICO

O exemplo da Igreja Católica, sua aparente unidade na esfera política e diante de temas polêmicos tem sido usado para reforçar a crítica aos protestantes por sua suposta omissão ou contradição em posicionamentos políticos. A dificuldade de diálogo entre os evangélicos é apontada como barreira para uma almejada representatividade. A autonomia das igrejas locais e denominações impediria essa unidade de representação. Mas essa diversidade não enfraquece a voz e a postura evangélica. Quando a sociedade pergunta sobre o pensamento protestante diante dos temas emergentes, deve esperar como resposta uma posição complexa e até mesmo contraditória. Se não souber analisar essa complexidade, incorrerá em generalizações de alguma posição mais evidenciada pela mídia. Desde a Reforma tem sido assim. Aliás, o Cristianismo é assim. Nunca houve uniformidade naquilo que não é essencial. Por isso mesmo, em vez impor uma postura única, mantendo todos em um mesmo curral, ou ainda artificializar a unidade espiritual em forma de declarações e documentos, igrejas protestantes tem preferido assumir sua heterogeneidade. Essa é nossa catolicidade essencial: diversos, porém unidos pelo Evangelho.

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE PARA POSSE

CENTENÁRIO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM DIVINÓPOLIS

Texto e Direção: 
Pr. Tarcísio Farias Guimarães
Locução: 
Pr. Petrônio Almeida Borges Júnior
Em 1919, Divinópolis ainda era uma pequena cidade em busca de desenvolvimento. A estrada de ferro trazia para a terra do Itapecerica pessoas que, somadas à população local, trabalhavam para sustentar suas famílias e contribuir com a estruturação da recém-emancipada cidade do Oeste Mineiro. A cidade contava apenas 7 anos de história quando testemunhou o início de uma outra bela história: a organização da Igreja Batista de Divinópolis, no dia 27 de Julho de 1919, resultante do trabalho de irmãos que aqui se instalaram nos anos anteriores e formaram a Congregação da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte. 

Os 31 membros que escreveram as primeiras páginas da história da nossa Igreja foram usados por Deus para espalhar a semente do Evangelho nos corações daqueles que estavam à sua volta. Cumpre-se na história centenária da Primeira Igreja Batista em Divinópolis o que está escrito em Eclesiastes, cap…