Pular para o conteúdo principal

CENTENÁRIO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM DIVINÓPOLIS



Texto e Direção: 
Pr. Tarcísio Farias Guimarães

Locução: 
Pr. Petrônio Almeida Borges Júnior

Em 1919, Divinópolis ainda era uma pequena cidade em busca de desenvolvimento. A estrada de ferro trazia para a terra do Itapecerica pessoas que, somadas à população local, trabalhavam para sustentar suas famílias e contribuir com a estruturação da recém-emancipada cidade do Oeste Mineiro. A cidade contava apenas 7 anos de história quando testemunhou o início de uma outra bela história: a organização da Igreja Batista de Divinópolis, no dia 27 de Julho de 1919, resultante do trabalho de irmãos que aqui se instalaram nos anos anteriores e formaram a Congregação da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte. 


Os 31 membros que escreveram as primeiras páginas da história da nossa Igreja foram usados por Deus para espalhar a semente do Evangelho nos corações daqueles que estavam à sua volta. Cumpre-se na história centenária da Primeira Igreja Batista em Divinópolis o que está escrito em Eclesiastes, capítulo 7, versículo 8: “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas”. Os pioneiros Antonio da Costa Rangel, Conceição Maria de Jesus, Eleázaro Ferreira da Fonseca, Lauro Carlos Ferreira, Levindo Ferreira, Manoel Elesbão, Osório Ferreira e tantos outros irmãos em Cristo do passado não poderiam, ainda que movidos por fé inabalável no Deus Todo Poderoso, mensurar as grandes bênçãos que o Senhor dispensaria sobre sua Igreja em Divinópolis no correr dos anos. Os Pastores Henrique Edwin Cockell, Florentino Ferreira e Ottis Pendlenton Maddox influenciaram um pequeno rebanho que seria multiplicado pela graça de Deus, conforme nos ensina o Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos 31 e 32: “O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos”.

A caminho do centenário, permanecemos com os nossos olhos voltados para a eternidade, por isso, queremos celebrar, com gratidão a Deus, os primeiros cem anos de história da nossa amada Igreja, reafirmando suas doutrinas e seus princípios encontrados nas páginas da Sagrada Escritura e aceitos solenemente no primeiro dia de existência desta grei do Senhor. Somos uma Igreja quase centenária a serviço do Deus Eterno. Em nossa história, estão registrados milhares de batismos, muitas Igrejas e Congregações organizadas, dezenas de vocacionados enviados aos campos missionários, instituições educacionais que foram criadas e mantidas pela Igreja, projetos de auxílio a dependentes químicos, presidiários e menores infratores ainda hoje recebem nossa assistência. Fizemos muito mais do que construir o histórico templo batista inaugurado no dia 30 de abril de 1922 e que embelezou nossa cidade por décadas. A bela construção de tijolos cumpriu seu propósito, foi substituída por outras construções mais amplas e igualmente belas, todavia a Igreja organizada em 1919 é a mesma, firmada nos mesmos valores e fiel ao mesmo Senhor dos nossos irmãos pioneiros.

Você é um privilegiado por ser parte da geração do centenário! Celebre conosco esta história que glorifica o nome do nosso Deus e escreva mais um capítulo da mesma! Ore em prol da preparação para esta inédita celebração do centenário de uma Igreja evangélica em solo divinopolitano. Nos próximos dois anos, trabalharemos unidos para que o ano de 2019 torne-se inesquecível para Divinópolis e para a história do povo de Deus nesta maravilhosa cidade, afinal nesta terra os batistas têm história!

Postagens mais visitadas deste blog

CONVITE PARA POSSE