sábado, 12 de dezembro de 2015

PRIORIDADES - CUIDADO COM A SAÚDE

De acordo com a visão bíblica, o ser humano possui a capacidade de relacionar-se com o Criador, com o próximo e com a criação. Assim, a vida se constitui em uma unidade inseparável do biológico, do psicológico e do espiritual. Uma vida que harmoniza a relação com Deus, o próximo e a criação é conhecida no Antigo Testamento como “Shalom. Já o Novo Testamento trás a revelação de que Jesus tornou possível essa “vida abundante”, conforme João 10:10 - “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.
Partindo dessa visão da vida, desenvolvemos o nosso entendimento sobre saúde. Saúde, quando pensada biblicamente, deve ter o enfoque na vida e não somente na ausência de doença. Para a Bíblia, a vida também é mais do que “bem-estar material”, a realização pessoal resultante das coisas que se possui. Para o teólogo latino-americano René Padilla, “falar de saúde não é simplesmente não estar doente ou possuir muitos bens materiais, mas sim usufruir da plenitude de vida segundo o propósito de Deus”
A maneira como Jesus interagia com as pessoas doentes mostra como todos os aspectos da saúde – sociais, físicos, emocionais, psicológicos e espirituais – estão ligados (Mateus 9:35-38). Nesta direção, o ensino bíblico sobre o corpo afirma sua dignidade, defende a necessidade de sua pureza e estimula a sua utilidade prática na santificação. É o que encontramos no pensamento paulino (1 Coríntios 6:19,20; Romanos 12:1; 1 Coríntios 10:31).
Esta visão bíblica da saúde e do corpo implica em cuidados pessoais que constroem um estilo de vida saudável. 1) evitar substâncias prejudiciais; 2) reservar tempo para descanso/sono; 3) manter uma alimentação saudável (mais vegetal, menos animal); 4) praticar regularmente exercícios físicos.
Depois do nosso relacionamento com Deus, devemos considerar o cuidado com a saúde em nossa escala de prioridades. Sedentarismo e má alimentação podem significar sintomas de uma espiritualidade desequilibrada. A nossa relação com Deus deve ser demonstrada no cuidado com o nosso bem-estar físico e emocional. Decida viver de forma saudável e glorificar a Deus com o seu corpo.